ASSERTIVIDADE NA GESTÃO DE CONFLITOS

Por Marcela Di Napoli e Jorge Washington
Palestrantes e Coachs na Evolua!


Você já parou para analisar o quanto os nossos resultados do dia a dia dependem, direta ou indiretamente, de relacionamentos interpessoais? Certamente já percebeu como pequenas coisas podem interferir nesses relacionamentos e causar conflitos.

Quantos de nós já nos deparamos com as seguintes expressões:
  • "Não aguento mais essa criatura!"
  • "Essa mulher quer me enlouquecer!!!"
  • "Meu chefe é insuportável!"
  • "Esse cara se acha o rei da cocada preta ... Deixa ele comigo!"
O conflito desgasta os relacionamentos profissionais e assim prejudica as possibilidades de alto nível de produtividade e rentabilidade decorrentes da sinergia das interações humanas. Por isso, no mundo corporativo, o conflito é um dos fatores de maior peso nos chamados custos invisíveis das organizações.

Hoje, gerir negócios requer saber gerir conflitos. E esta não é uma habilidade requisitada apenas por gestores. Qualquer profissional que busque autodesenvolvimento para aumentar seus resultados precisa saber gerir seus próprios conflitos.

Outra consideração importante quando se fala em gestão de conflitos, é que essa habilidade não é apreciada apenas no ambiente corporativo, mas especialmente também, no ambiente social, visto que como "seres sociais", queremos buscar uma convivência harmônica com todos que nos cercam, fato este que nem sempre encontra eco na mente das pessoas com quem convivemos.


Mais do que uma habilidade gerencial, a gestão assertiva dos conflitos deve ser pretendida por todos aqueles que buscam alcançar uma melhora significativa em todos os seus relacionamentos. E esse alcance, produzirá maior possibilidade de sucesso e realização pessoal e profissional, já que sendo hábil em administrar conflitos, nos tornamos mestres em negociação, que é uma das bases para o sucesso em todas as suas manifestações.
Através de técnicas, estratégias e ferramentas, alcançamos essa meta, que permitirá, entre outras coisas, uma melhor percepção do outro e ainda de si mesmo.

A Evolua! oferece um curso de Gestão de Conflitos que apresenta estas estratégias de forma prática, possibilitando que você aprenda que é possível não só gerir conflitos assertivamente, como ainda transformar conflitos em oportunidades de crescimento.

Comentários