A MAGIA DA DECISÃO

por Luciana Jackson


Hoje cedo fui presenteada com um telefonema que deu cores novas ao meu dia e também fortaleceu a ideia de que o coaching é um instrumento que funciona de verdade.Um cliente compartilhou comigo que tomou uma decisão e como se sentiu depois disso, entendendo o quanto é importante fazer algo, não ficar parado, seguir em frente.
Bem, posso dizer que fiquei literalmente nas nuvens, pois sempre acredito que a pessoa tem total possibilidade de alcançar os resultados desejados, o coaching apenas auxilia a ser mais rápido...

O coaching é um processo de aprendizado e o mais incrível, (re) aprendemos coisas que já sabemos! É lógico que ele já sabia da importância de tomar decisões, mas às vezes esquecemos isso, pois somos levados a deixar que pessoas ou as circunstâncias da vida tomem decisões por nós, ou por que estamos numa posição tão tranquila, feliz e confortável, que qualquer mudança ou decisão pode “bagunçar” o que está dando certo.

Ocorre que em certos momentos a vida nos chama “para fora da casinha” e somos obrigados a redescobrir, ainda que a duras penas, que temos esse poder. Sim, isso é um imenso poder! Saber que conseguimos escolher, que tomar decisões, principalmente as menores, mudam para sempre o rumo de nossa história.

Sempre é bom lembrar que quando estamos em sintonia com nossos valores, missão de vida e visão daquilo que queremos o cérebro sempre fará a melhor escolha, e aí começamos a viver o momento que eu chamo de mágico. Esse momento em que as pessoas falam: “como isso aconteceu?”, “ O universo conspirou a favor...” “quantas coincidências...”, “não tinha percebido isso antes”, enfim, nada mais lógico do que o foco se fazendo presente nas situações.


Quando focalizamos aquilo que queremos, o cérebro promove ligações neurais ultrassofisticadas e começa a selecionar o que precisamos, como se tivesse uma lista de compras em mãos “isso serve, isso não serve” e vai buscando nas prateleiras tudo que nos será útil para atingir nossos objetivos. Por isso é mágico! Mas já está tudo dentro de nós, apenas não usamos com frequência, e aí fica tudo meio enferrujado, emperrado.
Assim, para que essa magia aconteça toda hora, todos os dias, temos que inserir esse hábito em nossas vidas (e insistir!): tomar decisões! Ainda que não tenhamos bastante clareza de onde elas irão nos levar exatamente, elas nos afastam da inércia e concedem o PODER,  e esse poder é uma certeza de que temos capacidades para fazer mudanças e que só nós seremos hábeis para transformar a direção da própria vida, de escrever um novo caminho e depois olhar para trás com orgulho e contar, compartilhar com outras pessoas essas conquistas, frutos das nossas escolhas.
Então, que história você quer contar no futuro? Como quer viver a sua vida? Prefere fazer escolhas ou deixar que escolham para você e entregar o poder nas mãos alheias? O que você pode fazer, a partir de agora para gerar um futuro diferente do que vê?

Desejo a você muitas alegrias e conquistas!

Até a próxima!

Comentários